Tá difícil… fazer uma reclamação sobre o Metrô

Aracele, de São Paulo/SP, disse que não está satisfeita com os serviços do Metrô e não encontra nas estações o lugar para deixar sua reclamação:

Confiabilidade é coisa importantíssima, conseguida com seriedade, qualidade e principalmente a manutenção constante do serviço oferecido. Desde que surgiu e passou a fazer parte desta cidade, o Metrô conquistou isso. Qualquer usuário do Metrô tinha a mais absoluta certeza de que chegaria a seu destino ou compromisso na hora certa. Era uma maravilha! 

Já hoje usar o Metrô para quem depende dele (meu caso) se transformou numa angústia diária. Viagens que normalmente levariam 20 a 22 minutos duram 40 e às vezes mais. Os atrasos são constantes e a higiene nos trens, que antes era ótima, deixa a desejar. 

É certo que a população aumentou muito e o número de usuários também, mas nós não temos culpa disso, pois pagamos pelo serviço o preço que nos é pedido, portanto devemos ser respeitados.  

Procurei em algumas estações aquelas famosas caixinhas de sugestões ou reclamações para despejar a minha angustia e a minha raiva e não encontrei. Ou elas estão em locais de difícil localização ou não existem. Que saudade do tempo em que o Metrô era confiável!

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6 comentários sobre “Tá difícil… fazer uma reclamação sobre o Metrô

  1. Transporte Público, é ano de eleição, o Governador tem que ficar atento, grpos politicos atuam boicotando o sistema coma finalidade única de prejudiciar a população e coloca-la contra a administração.
    Atualmente o metro apresenta paras excessivas, chega a gastar 5 minutos de uma estação a outra, sem contar as falhas de sistema.
    Então Sr. Governador olhe de perto, dê condiçoes e cobre soluções.

  2. Infelizmente tive o desprazer de inventar em levar minha mãe de metrô para a estação Largo do Machado , já ficamos chocadas quando nos deparamos com a Estação da Central e quando chegou na estação da Glória foi um tumulto , um vandalismo , pois agora , com essa nova linha , ao invés de fazerem baldiação no Estácio está sendo na Glória e o pior de tudo que hoje antes das 08:3ohs foi uma baderna , porque vcs não contratam mais eguranças para poder impor a ordem , já que o metreô é sinônimo de comodidade , segurança , minha mãe foi pisoteada , sufocada , coitada entrou em desespero começou a chorar devida a tanta violência e infelizmente o metrô não tem suporte para poder conter essas pessoas , e deveriam , pois pagamos uma pssagem cara para irmos em desepero e quando chega a estação não conseguimos nem saltar , foi um pânico total , sem uma infra estrutura , pois as pessoas têm o prazer de fazerem coisas banais e a supervisão do metrô sabe disso e não faz nada para melhorar , o quê adianta , então essa nova linha senão conseguimos chegar à zona Sul com tranquilidade e segurança , minha mão quase teve um infarto , por causa da má organização de vcs , sabendo como as pessoas são , pois temos que pensar em tudo .

  3. Estou tentado fazer uma reclamação no site do metrô e não estou conseguindo em nem um lugar.
    Somos tratados como um nada.

  4. Boa tarde,

    Puxa esta dificil mesmo falar, tive que entrar neste site. Nos outros pediram para preencher um questionario de dados pessoais, ainda por cima sem campo para reclamar.
    Penso que é porisso que as pessoas nao reclamam, nem todos dispoem de tempo, micro em casa ou conhecimento, complicado hein?
    Gostaria de expor algumas idéias sobre o que observo dentro e fora das estaçoes e dos trens.
    Os funcionarios da area de segurança, poderiam estar preparados para manter a ordem dentro e fora das estações.
    Ao perceber ocorrencias irregulares fora, podem impedir a confusão, evitando a entrada desses elementos nas estações.
    Funcionarios qualificados e bem orientados, podem barrar a passagem de usuarios que tem perfil visivelmente alterado, tanto nos trajes, postura e linguajar.
    Deparamos todos os dias com pessoas que não sabem usar a cordialidade como meio de educação, e quando infringem, não existe nenhum segurança dentro do trem, ficando um bate boca inutil.
    Existe radios de comunicação, faixas, placas, mural, grades, enfim um arsenal de meios para orientar os usuarios.
    Bons resultados são obtidos, porem, a solução esta mais alem, dentro dos trens, porisso sugiro que o Metro coloque durante o periodo de um mês, principalmente nos horarios de picos, funcionarios dentro dos trens que fiquem na entrada do corredor e não permitam que ultrapassem o limite de lotação, que a meu ver é quando ja esta prestes a encostar no outro, temos que manter uma distancia para nos segurar nos canos e manter nossos pés para dar equilibrio com a velocidade e brecadas.
    O incomodo é tanto que as pessoas provocam atrasos, e não se dão conta que elas estão e continuam na porta, mesmo o radio avisando pra sair da porta que isso provoca atrasos. Dai a importancia de funcionarios dentro dos trens para orientar usuarios sem o minimo de educação que pensam porque o transporte é coletivo, tem que ser mal usado. O investimento é enorme e precisamos estar preparados para receber os novos trens.
    Junto com essa orientação segue as demais que evitar som alto, conversas no celular, pés no banco, crianças devem ser carregadas no colo e nao de pé no banco, ou sentada sózinha, mochilas na mão, enfim, orientar o usuario a se portar dentro dos trens de forma a na atrapalhar ninguem. Pois ja vi gente reclamar e o outro responder: Não ta bom, vai de taxi.
    obrigada

  5. Concordo com ambos… o ‘SAC’ do Metrô não tem funcionalidade nenhuma… nem pelo site, nem pessoalmente, nem através do formulário (papel) depositado nas urnas das estações. Pessoalmente a única instrução que recebi do funcionário foi: “por favor, escreva e deposite na urna ou entre no site…”… Lamentável.
    Já reclamei de limpeza, (in)segurança nas dependências das estações, superlotação, falta de manutenção de equipamentos, falta de educação de funcionários terceirizados que bloqueiam entradas e calçadas de acesso para ‘estacionar’ seu carros… entre muitos outros.
    NUNCA tive nenhum feedback e muito menos vi o problema resolvido.
    Foi-se o tempo em que o Metrô era um meio de transporte de qualidade…
    O pior de tudo isso, é que o povo só sabe reclamar da boca pra fora. Exigir satisfação diretamente a quem interessa, é oooutra história.
    Eta ‘Zé Povinho’ que nós temos nesse País viu…

  6. Aracele, não apenas concordo contigo, como vou além: semana passada desloquei o ombro no super-aprovado serviço oferecido pelo Metrô.

    Não há desculpas para o péssimo serviço que a Companhia do Metropolitano de São Paulo oferece.

    Nos horários de pico, as viagens simplesmente não são seguras. Confortáveis então, nem pensar.

    Embora o metrô se gabe de ter aprovação da grande maioria da população, deveria rever seu conceitos, ou quem sabe mesmo, ser privatizado e ganhar alguma concorrência, para se ver obrigado a presta um serviço de qualidade. Sobretudo quando os metroviários vêem pedir ao povo para assinar abaixo-assinado contra privatização.

    É um serviço, CARO e os passageiros são tratados (e transportados) como gado.

    Como não adianta choramingar. Não existe qualquer garantia que nossas reclamações serão lidas, mas o site do metrô tem um sistema ironicamente chamado de “Com você em busca de qualidade e cidadania.”:

    http://www.metro.sp.gov.br/app/faleConosco/01sql07/custom/faleOuvidoria.asp?tipoId=1

    Como o trabalhador tempo e dinheiro para correr atrás de seus direitos, você também pode reclamar pessoalmente:

    Atendimento pessoal de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00 ou pelo correio:

    Rua Augusta, 1626 – 9º andar – Cerqueira César – CEP 01304-902.

    Tel.: 3371-7274 / 3371-7275, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

    Boa sorte para todos nós que precisamos desse serviço.

    Por fim, minha sugestão é que o slogan do Metrô mude para “Metrô de São Paulo, ruim com ele pior sem ele” ou que tal ” Com o Metrô lotado, paulistano é Gado”.

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