Tá difícil… página expirada?

Expirada

Repetir

José Luis, de São Paulo/SP, reclama do site do Ponto Frio, que obriga a clicar em ‘Atualizar’ e ‘Repetir’ a cada produto visto:

Fui ver uns DVDs no site do Ponto Frio. Cada um que eu escolhia para ver detalhes, na hora de voltar para a lista vinha uma tela  ‘Página expirada’, parecendo que eu cliquei no lugar errado ou que o site tem um problema. 

Depois de achar e clicar o botão ‘Atualizar’, mais uma mensagem: “Se você estava fazendo uma compra, clique em cancelar para evitar uma transação em duplicidade”.  Ainda bem que eu não estava. Clicava em ‘Repetir’ e só aí voltava para a lista.

Uma hora tentei clicar no link da lista em ‘Você navegou por’ e o site me jogou para a primeira página da lista, eu já estava na página 4, tive que clicar outra vez…

Em outro site grande que eu olhei, isso não acontece. Não sei porque o Ponto Frio faz isso, nem quero saber, só sei que incomoda um bocado e dá vontade de ir para o outro site.

Anúncios

5 comentários sobre “Tá difícil… página expirada?

  1. José Luís,

    A questão é que não se pode comparar um site com outro, é como comparar um restaurante com outro, embora fazendo os mesmos pratos, eles serão diferentes pois foram feitos de forma diferente. Como os dois sites foram feitos por equipes diferentes, embora as funções sejam muito parecidas, para facilitar a navegação dos usuários (e essa semelhança é uma idéia que o pessoal de usabilidade leva em conta), as formas como foram feitas e são executadas são completamente diferentes.
    O Submarino é feito em ASP, o que explica o que Rodrigo comentou. Os sites feito em ASP e PHP geralmente passam todas as informações necessárias para montar a página no endereço que, por esse motivo, normalmente é enorme. Se você notar, depois do .php ou .asp (ou aspx) vem uma interrogação. Após essa interrogação estão todos os dados necessários, como o número de identificação do produto.
    O ponto frio usa Perl, uma linguagem menos conhecida no Brasil, mas consideravelmente usada lá fora. Esse pode ser um dos motivos, pode ser que o pessoal do PF não conheça todas as nuances da linguagem. Só que para acesso aos produtos, se você olhar o link vai ver que eles usam javascript, aparentemente para contar os acessos, mas com esse erro de escrever o endereço da página sem as informações.
    Mas estou me alongando, a questão é: como funcionou comigo, não tem porque não funcionar com você. A única questão que me vem à cabeça é que testei no XP com IE7, se você estiver usando o Vista, pode ser que o IE7 venha configurado com alguma peculiaridade. Os cookies estão habilitados? Os controles ActiveX também (embora eu creia que eles não usem)? Você já tentou em outro navegador para ver se funciona? Tente o Firefox, aconselho.
    Quanto à questão de voltar à primeira página da pesquisa ao clicar em “navegar por”, aparentemente foi decisão de desenvolvimento mesmo, acharam que basta um link para a primeira página, talvez pensaram que se botassem um para cada página que você passou, ficaria muito “poluído”. Mas como essa decisão foi baseada provavlemtne nos “achismos” deles, entre em contato, reclame, só assim eles saberão dos erros.

  2. O site do Ponto Frio funciona mesmo de um jeito estranho. Você não pode fazer uma pesquisa, copiar o endereço da página que você gostaria de enviar pra alguém, por exemplo, pois o endereço é sempre o mesmo: http://www.pontofrio.com.br/cgi-bin/loja.pl, que sempre acaba levando pra página inicial do site quando acessado depois…

    Totalmente fora dos padrões…

  3. Gustavo, grato pelo seu interesse.
    Verifiquei a configuração do IE7 e ele está usando cache. Aumentei o tamanho do cache em mais 50MB, só por precaução. Também vi que a segurança e a privacidade estão no nível ‘média’, ok.
    Entrei no site do PF e cliquei no menu em Títulos de DVD / Lançamentos. Veio a primeira página de uma lista de 4 páginas. Paginei até a página 4. Cliquei num dvd, vi os detalhes, cliquei no ‘voltar’ do ie7 e o problema se repetiu. Novamente a chateação de clicar em ‘atualizar’ e ‘repetir’ e voltou para a página 4 da lista.
    Sai do site e repeti tudo até chegar na página de detalhes, mas desta vez fui ao ‘você navegou por’, vi que só tinha ‘Lançamentos | 585263’ e cliquei em ‘Lançamentos’: voltou para a primeira página e não para a 4 onde eu estava… Para continuar de onde eu estava, tive que clicar na página 4.
    Fiz a mesma coisa no outro site (o Submarino). Na página de detalhes, cliquei no ‘voltar’ do ie7 e ele voltou para a lista, na página que eu estava, na posição que eu estava, como deve ser. Se em um site funciona e no outro não funciona, acredito que o problema seja no site do Ponto Frio.

  4. Deve ser algum problema ou configuração no seu navegador, que, pelas telas, deve ser o IE 7. Testei no Firefox, IE 6 e até no IE 7, e funcionou normalmente. Pela mensagem, parece que seu computador não está guardando a página na memória local (cache). Como a página é dinâmica, montada a partir de sua busca, toda vez que você volta, seu navegador busca a cópia local, como ela não existe, ele informa que você vai ter que ir no servidor de novo o que faz com que sempre que você volte (clicar no atualizar), como a página não existe no servidor, pois foi montada especificamente montada para você, sendo necessário então que você mande de novo os dados da pesquisa para montar a página (clicar no repetir).
    Quanto ao link “Você já navegou por”, mostra as páginas por onde você já passou, inclusive a primeira página da pesquisa, então se você clicar nele, voltará para aquela página. É uma funcionalidade semelhante ao Voltar do navegar, misturado com o Histórico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s