Tá difícil… usar a memória da Dell

Site Dell

Sistema só reconhece 3GB

Tony, de São Paulo/SP, reclama que o site da Dell não informa aos usuários sobre a compatibilidade limitada entre os componentes de hardware e softare de algumas configurações que a Dell oferece:

Comprei um computador no site da Dell (www.dell.com.br). Como utilizo aplicativos que precisam de muita memória, escolhi uma configuração com 4GB de memória RAM. Pelo salto de 2GB a 4GB, paguei a nada desprezível diferença de R$700.

Foi só ao ligar o computador que descobri que o sistema operacional que acompanha o micro consegue utilizar só 3GB dos 4GB que eu comprei. Os pentes de memória estão corretamente instalados e não há nenhum problema com eles. A explicação é muito técnica e quem quiser detalhes pode acessar o foro americano da Dell: http://support.dell.com/support/topics/global.aspx/support/dsn/en/document?docid=9311982C2A2A4B7EAEDB0B57ADD0422B&c=us&l=en&s=gen .

Basicamente, os sistemas operacionais de 32 bits que a Dell vende não conseguem trabalhar com 4GB de memória RAM. Ao contrário que a Dell americana, que avisa no seu site deste fato, a Dell brasileira não fornece nenhum tipo de alerta para o comprador. Em resumo, a Dell vende um componente caríssimo que o usuário não pode usar.

No primeiro contato com a Dell, a atendente me informou que efetivamente existia essa limitação e a empresa lamentava o erro. Mas o site da Dell continua sem informar os compradores desta limitação.

Anúncios

3 comentários sobre “Tá difícil… usar a memória da Dell

  1. Estou com alguns problemas pois sem estar aberto nenhum programa o uso da memoria ram fica em torno de 2,0 gb e comprei um ultrabook inspiron de 4bg para utilizar autocad ele fica meio lento e não era pra estar acontecendo isso
    o que seria ? o que devo fazer ?

  2. Opa Leandro tudo bem?
    só passei aqui no blog porque trabalho com acessibilidade e acho esse blog muito bacana…sei que a data que vc postou isso é antiga, mas deixarei aqui para que seja útil para outras pessoas a solução desse problema de memória…
    O Windows Vista 32bits realmente só reconhece 3GB e pouquinho de memória, mas a solução é bem simples pra resolver isso.
    Entra no site exemplo do http://www.baixaki.com.br e baixe o Service Pack do seu Sistema Operacional Vista (digo isso porque tem o Vista Home, Home Premium, Started, Business, Ultimate, etc) e instale no seu computador.
    Após a conclusão da instalação, seu computador será reiniciado e seu sistema operacional Vista conseguirá reconhecer os seus 4GB de memória Ram, e caso não dê 4GB de memória exatos, é porque essa memória pode estar sendo compartilhada com a placa de vídeo (o que é bem provável em vídeos on-bord).
    Abraços
    Edu

  3. Curioso Tony, que teoricamente, sistemas de 32 bits conseguem endereçar no máximo 4 GB de memória, o que no seu caso, estaria de bom tamanho. Eu não sei como o Vista lida com isso, em particular.

    A nota técnica da Dell fala de dispositivos hot-swap (coisas que você pode conectar e desconectar com a máquina em pleno funcionamento, como o disco rígido). Seu computador possui algum deste tipo de dispositivo, ou até mesmo não possui placa de vídeo, fato que estaria consumindo parte da memória RAM?

    Mesmo assim, acho muito custoso “perder” 1 GB. Onde trabalho, há um servidor com 4 GB de RAM, que apesar do sistema operacional ser 64 bits, também “perde” memória para o uso dos dispositivos hot-swap e vídeo, sobrando 3768 MB para alocação.

    De qualquer modo, o que é lamentável é que o cliente não seja alertado sobre isto na hora da configuração, falha grave da Dell! Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s